sexta-feira, 19 de julho de 2013

Máquina Gelados

Hoje apanhei uma grande grande desilusão.
Há já muito tempo que andava cismada numa máquina de gelados. Há umas semanas atrás houve uma no lidl. Procurei opiniões e encontrei várias, umas favoráveis, outras nem por isso, e num comentário, alguém dizia que fazia muito barulho...Desisti da ideia. Até que na semana passada veio uma no folheto do pingo doce. Mais uma vez, procurei opiniões e pareceram-me bastante positivas e as fotos dos gelados, muito tentadoras.... Lá comprei a máquina.
Estava no congelador desde domingo. Procurei receitas e todas (ou quase todas) levam natas. Ora aí está um ingrediente que não costumo ter, a não ser quando sei de antemão que vou fazer um cheesecake ou o gelado de bolacha... Lá fui comprar as natas e 2 chocolates, e pêssego em calda, e iogurtes de pedaços de pêssego e iogurtes naturais. Com ingredientes para vários gelados, começou a ficar difícil a escolha. pois tem que aquecer o leite e ferver a mistura até engrossar e depois tem que arrefecer e para uma melhor eficiência da máquina a mistura deve estar bem fria.... Bem! Isto começa a complicar muito. Então ontem lá fiz a receita direitinha do gelado de chocolate que vem referenciada no livro que acompanha a máquina. Deixei arrefecer e ficou todo o dia de hoje a esfriar no frigorifico.
Finalmente hoje vou ver como sai o gelado. Tirei a cuba do congelador, coloquei a mistura e liguei a máquina. Trabalhou 35 min e o resultado foi uma mistela nada consistente que coloquei num tupperware e voltei a colocar no congelador.
Ainda há pouco fui lá provar, mas... continua meio liquido :(

Conclusão: vou devolver a máquina. Se a mistura precisa de voltar ao congelador, então faço pelo método tradicional - faço a mistura coloco no tupperware e de vez em quando mexo para não ganhar cristais de gelo. Ou então vou ao supermercado  e compro gelado já pronto.
Fiquei mesmo desiludida, pois estava mesmo empolgada.

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    descobri este site ao acaso, e tenho que dar os parabéns. Mulher prendada ;)

    Gostava de saber onde adquiriu a pasta de açúcar. Dizem que há locais que vendem, mas o gosto não é lá grande coisa (sou de Guimarães, já há alguma escolha por aqui).

    E sobre massapão (que também dá para cobrir bolos), não em sabe dizer onde adquirir?

    Obrigada,

    Eduarda

    ResponderEliminar
  2. Em Guimarães podes comprar perto do campo de treinos do Vitória - na Unidade, no centro da cidade quem começa a descer a rua da caldeiroa (logo abaixo da cristo rei e tem agora o manjar dos doces) e tem também uma nas Taipas.

    Massapão só vejo nos hipers, mas são pedacinhos pequenos. Pode ser que haja também nestas lojas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada ;)

    Conheces bem Guimarães, estou a ver.

    Já ouvi falar nessa das Taipas, mas disseram-me que a pasat de açúcar lá, não era muito saborosa (não sei, nunca experimentei).

    Mas estou numa de me dedicar mais à cozinha (agora nas férias).

    Eu gosto muito do sabor do massapão da Pastelaria Fina, vou ver se há nesses locais que me falaste.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pasta de açucar é da marca sweetart (http://www.sweetart.pt/) e vem já embalada:
      1kg custa 6,50€
      500g (não sei o preço)
      250 g custa 2,50€

      Eliminar

Letras em madeira