segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bola de Carne

Tal como grande maioria das pessoas da minha idade, a infancia foi passada em casa dos avós a brincar com os primos - a jogar à bola, saltar às cordas, jogar ao truque, às escondidas ou ao caça! No Verão fazíamos do tanque a nossa piscina e por altura das vindimas ajudavamos a despejar os cestos e a pisar as uvas- que comichão ficava nas pernas... Nós, os primos Fernandes, somos 31, fora os maridos, esposas e filhos. Resolvemos este fim de semana fazer o 1º encontro de primos Fernandes, para relembrar a infãncia, juntar miudos e graúdos, conviver um bom bocado e claro passar tempo à mesa :) Cada um levou o que quis - doce ou salgado!
Escolhi levar uma bola de carne da qual sobraram migalhas.




Ingredientes:
6 ovos + 1 gema para pincelar (opcional)
1,5 dl óleo
2 dl leite
0,5 dl água morna
3 chav (2,5 dl) farinha trigo
2 clh chá fermento em pó
150 gr fiambre
150 gr bacon
150 gr paio york
(ou outras carnes a gosto)
1 pitada de sal

Numa taça colocar os ovos com o leite misturado com a água e o sal, bater até obter uma massa que aumenta de volume, muito macia e a formar bolhas. Vai-se acrescentando o oleo e a farinha peneirada com o fermento. Bate-se muito bem a massa.
Num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha, verter 1/3 ma massa, colocar metade das fatias da carne, verter mais um terço da massa e colocar o tresto da carne. Cobrir com a restante massa e pindelar com uma gema de ovo (para ficar com aspeto brilhante). Levar ao forno pre-aquecido a 200ºC e deixar cozer +- 30 min. Verificar com um palito.

Sem comentários:

Enviar um comentário