terça-feira, 10 de setembro de 2013

Queques de Cenoura e Canela

Andava com umas saudades dos bolinhos de cenoura com canela que tantas memórias me trazem da infância, daqueles que se moldam com duas colheres de sopa, como se fossem bolinhos de bacalhau e depois se fritam... mas era esse o problema - serem fritos... Procurei uma receita que fosse no forno e encontrei uma aqui, a qual adaptei. Ficaram bons, mas não tanto como os fritos :)
Ficam as fotos e a receita. Deu para 12 queques e um bolo!

 
 
 
Ingredientes:

2 ovos
200 gr de açúcar amarelo
80ml de óleo
260 gr de farinha sem fermento
2 clh sp de fermento em pó
2 clh sopa de canela em pó
1 iogurte  natural
½ colher de sopa de essência de baunilha
5 cenouras médias cruas raladas

Preparação:

Colocar os ovos, o açúcar e o óleo numa taça e com a batedeira, bater na velocidade baixa até tudo ficar bem ligado. Noutra taça peneirar a farinha, o fermento em pó e a canela, misturando em seguida à mistura dos ovos. Bater novamente até tudo estar bem incorporado.
Acrescentar o iogurte, a essência de baunilha, misturar bem e juntar finalmente a cenoura ralada. Envolver tudo muito bem, com a colher de pau.
Forrar formas de queques, ou um tabuleiro de queques, com forminhas de papel frisado e encher até 2/3 com a mistura anterior, levar ao forno pré aquecido a 180ºC cerca de 30 minutos até os queques estarem dourados e cozinhados.
Retirer do forno e deixe arrefecer sobre uma grelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Letras em madeira